Celebrações do Dia da Mulher

Dia internacional da Mulher – É uma data criada para celebrar o Dia da Mulher, onde a ideia surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e no continente Europeu, a data ficou gravada no dia 8 de março. No contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e o de direito de votar nas eleições.

Durante a segunda conferência internacional das mulheres socialistas na cidade de Copenhagen, uma das lideres socialista alemã Clara Zetkin propôs que a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras que ainda criam seus filhos e tarefas domésticas.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Segundo a longa História da luta das mulheres pelo os seus direitos, as primeiras celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. Uma das primeiras celebrações ocorreu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações que ocorreu na França em Paris ao final de março.

Dia da mulher

Essa manifestações uniam os movimentos socialista, onde a luta era por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos. Em 1910, durante a conferência internacional das mulheres, que antecedeu a realização da reunião da Segunda Internacional Socialista de Copenhague, na Dinamarca, onde la foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher, celebrado um ano após no dia 19 de março por meio de numerosas manifestações em países como Alemanha, Dinamarca e Suíça.

Dia da Mulher e suas celebrações

Ao passar do tempo, logo no início de 1917 na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra o estado da Rússia. Os protesto foram brutalmente contido, a data dessa manifestação ocorreu em 8 de março de 1917, onde foi instituído o Dia Internacional da Mulher entre o movimento internacional socialista.

Dia da mulher

Em alguns países ocidentais, o Dia internacional da Mulher foi comemorado no início do século, tendo sido esquecido por um longo tempo e somente recuperado pelo movimento feminista na década de 1960. Nos tempos de hoje, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos agrados para suas empregadas.

Dia Internacional da Mulher no Brasil

Aqui no Brasil, as mulheres lutaram muito pelos seus direitos com protestos e manifestações igual como ocorreu no mundo todo, no dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de lutas e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no poder executivo e legislativo em nosso país.

Vale lembrar que nesse mesmo período, as mulheres não tinham direitos civis como os homens. Aqui no Brasil, por exemplo, as mulheres só tiveram direito ao voto em 1932. Desde que foi instituído o Dia Internacional da Mulher, a data é marcada sobre o papel das mulheres na sociedade buscando soluções para discriminação, para a desvalorização do trabalho das mulheres, uma realidade até hoje na maioria dos países.