Conheça mais sobre a fantástica historia do Hotmail!

A história do Hotmail remonta a vários anos atrás, sendo oficialmente conhecido como Windows Live Hotmail, o qual posteriormente adotou o nome de Windows Live Mail.

Este último foi o programa de email que substituiu o Outlook Express, e por essa mesma razão, o nome não tem a ver com o serviço de email em si.

Anos mais tarde passa a designar-se de MSN Hotmail, nome que permaneceria até que este serviço de email mudasse para Windows Live.

O que foi o Hotmail?

A Hotmail foi um serviço de correio eletrônico gratuito, tendo sido o primeiro a serviço da Microsoft, o qual era baseado em acesso pelo web. Na verdade, este foi o primeiro serviço de webmail da internet, e daí ter perdurado até aos dias de hoje, mesmo já com outro nome.

Hotmail

De fato, a Hotmail já não existe, tendo sido substituído pelo Outlook.com. Esta decisão foi tomada pela própria Microsoft, a qual decidiu mudar de forma completa o seu serviço de email.

Há oito anos, este serviço já contava com mais de 200 milhões de usuários, sendo que estes se encontravam espalhados por todo o mundo, sendo um dos serviços de email mais usados, e também mais conhecidos.

No Brasil, na época, contava já com 47 milhões de usuários, número bastante aprazível para o líder da Microsoft.

História do Hotmail – Fundação

O responsável pelo aparecimento do Hotmail foi um indiano chamado Sabeer Bhatia, o qual tinha ido para os Estados Unidos em setembro de 88. Na altura, com apenas 19 anos de idade, tinham oferecido uma bolsa de estudos para que ele fosse estudar para o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Hotmail

Embora, no início, o seu desejo fosse voltar para a Índia após a sua graduação, quando concluiu os seus estudos decidi ficar, tendo convencido o seu grande amigo Jack Smith, também colega de trabalho na Apple (eram os dois engenheiros de Hardware), a montar o seu próprio negócio.

Ele tinha ouvido várias ideias em palestras que havia assistido em Standford, cidade onde estudava, e uma ficou em sua mente: transformar uma boa ideia numa empresa, para que depois a pudesse vender por milhões de dólares.

Então, Bhatia tinha ficado encarregue da administração da empresa, e Smith seria o arquiteto da tecnologia daquilo a que viríamos a conhecer como Hotmail.

Os dois amigos estavam muito empenhados em usar a sua criatividade na produção de ideias, até que em 1995 surgiu A ideia: lançar um serviço de Webmail, capaz de ser visto em qualquer parte do mundo, e de forma gratuita.

Desde o começo que a ideia era a de montar um sistema de email gratuito, mas sempre baseado na Web.

Apenas faltava o nome da empresa, mas desde logo o MAIL surgia como palavra a nunca descartar, ou seja, deveriam incluir essa palavra no nome da empresa, até porque mail quer dizer correio.

Com base na sigla HTML, surge o nome Hotmail login. Nome criado, ideia formada, faltava agora 300 mil dólares para tocar com o projeto para frente.

Muitas empresas negaram sequer ouvir a proposta, e muitas que ouviram não deram qualquer crédito a Bathia. De fato, aquilo que é novo e desconhecido traz muitos receios e medos, daí a maior parte das empresas de capital de risco que Bathia visitou lhe tenham negado parceria.

Bathia estava começando a desanimar quando Steve Juvertson decide apostar na ideia. Este receberia 15% da participação acionária.

Nessa altura os dois amigos deixam o seu emprego na Apple, abrem o seu escritório na Califórnia, conseguiram 14 empregados, os quais trabalhavam em troca de ações da empresa, e quando o dinheiro estava quase terminando, Doug Carliske, um investidor, se mostrou muito interessado no projeto.

No entanto, os dois amigos sabiam que depois que lançassem o produto, as ações que seriam vendidas a Doug renderiam bem mais, e por isso mesmo optaram por fazer um empréstimo bancário de 100 mil dólares.

A 1996 se lança a primeira empresa de webmail gratuito em todo o mundo, a famosa Hotmail.