Saiba quais são os requisitos para ser bolsista do Prouni

O ProUni é um programa do ministério da Educação de Universidade Para Todos, que fora fundado afins de conceder bolsas de estudo integral ou parcial de instituições privadas ou públicas para os candidatos que tomou uma nota classificatória no ENEM. Ou seja o ProUni oferece bolsas de 100 ou 50% para os candidatos que obteve uma certa porcentagem estabelecida pelos cursos para passar.

Para isso é preciso que o mesmo estude bastante para o Exame Nacional do Ensino Médio, pois é através dele que estudantes brasileiros sem diploma de nível superior poderá se ingressar em uma instituição de ensino superior, em cursos de graduação e sequencial de formação específica.

Abaixo você poderá compreender um pouco mais de como realizar a sua inscrição no ProUni e de quais são os requisitos para que você possa realiza-la.

Requisitos para ser bolsista do Prouni

Poderá participar do Programa Universidade Para Todos os estudantes brasileiros que não possuem um diploma de algum curso de educação superior. Além disso precisam atender alguma das opções abaixo. Veja:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

prouni

Atendendo alguma das condições listada acima você estará apto a realizar a sua inscrição no ProUni.

Inscrição ProUni

Para realizar a sua inscrição no Programa Universidade Para Todos é preciso que você tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior, ou seja, no ano de 2016. Feito isso o candidato terá que entrar no site da instituição a seguir:

É por meio desse site que você poderá se inscrever e ter acesso ao login do sistema. Dentro dele, você encontrará logo na pagina principal a opção “Já sou cadastrado” que só é inserir os seus dados e clicar em entrar para ter acesso ao sistema.

prouni

Outra opção é do “Primeiro acesso” no qual serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2016 e a senha cadastrada no site do Enem.

Geralmente as inscrições para o ProUni são abertas no inicio do ano no final de janeiro. Dentro dele você poderá escolher por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições pública ou particular e o tipo de bolsa (integral ou parcial).

Além disso, o candidato poderá alterar suas opções de curso e de instituição, sendo assim será considerada válida a última opção da inscrição realizada.

Após da realização da prova do ENEM será avaliado os candidatos obteve as melhores pontuações do Exame. Caso ocorra empate entre os candidatos o critério de avaliação para os mesmo será julgado pelo sistema.

Sabendo disso, caso você estiver apto aos requisitos para ser bolsista do Prouni realize a sua inscrição no período que estiver aberto e tente passar em alguma instituição. Boa Sorte!!